Loading...

Blog

image

INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO: DÚVIDAS QUE O SEU CORRETOR DEVE RESPONDER

Esteja atento à capacidade de informação do seu corretor ou consultor no momento de realizar um investimento imobiliário.

É comum encontrarmos algumas incorporadoras imobiliárias que, por mais que apostem em bons empreendimentos, nem sempre sabem responder as principais dúvidas dos investidores.

E infelizmente, há ainda empresas que agem de má fé, mostrando certo conhecimento em empreendimentos imobiliários para captar clientes, mas que muitas vezes ludibriam investidores em construções e contratos que não são uma boa aplicação.

Pensando em solucionar estes tipos de problemas, selecionamos alguns aspectos importantes que todo investidor deve sanar com o consultor imobiliário, antes de firmar um contrato e realizar seu investimento com segurança.

A importância da relação investidor e consultor

Antes de partirmos para os principais aspectos que merecem atenção para realizar um investimento imobiliário seguro, é importante ressaltar a relevância da relação entre o investidor e consultor imobiliário – uma função bem diferente da exercida pelo corretor de imóveis.

A corretagem imobiliária abrange todos os procedimentos da transação imobiliária, desde a apresentação do local ao cliente até à conclusão da venda ou locação, estando ciente das escrituras, contratos, certidões e documentações do imóvel investido.

Saiba mais: Qual a diferença entre consultor e corretor imobiliário?

Já a consultoria imobiliária, embora seja algo relativamente novo no mercado imobiliário, realiza uma área mais abrangente e tem como foco prestar uma assessoria ao investidor, desde a análise à estrutura do imóvel, bem como o tipo de financiamento e contrato que será firmado. Este profissional também aponta quais os melhores modelos de investimento e realiza análises de rentabilidade de patrimônio.

Além desta assessoria especializada, todos os consultores imobiliários devem ter o credenciamento oficial para venda de imóveis – o CRECI, portanto podemos concluir que dentro do papel de um consultor há uma parte de corretagem de imóveis, no entanto nem todo corretor pode ser considerado um consultor de imóveis.

Cabe salientar que um consultor de imóveis não é um especialista de todas as áreas envolvidas em um investimento imobiliário, mas sim um gestor, atento a todas elas e que tem a capacidade de dar o devido suporte ao investidor.
Portanto, há uma relação que requer confiança entre investidor e consultor imobiliário, que tem sua considerável importância em qualquer investimento imobiliário.

Em quais aspectos é preciso estar atento?

Quando estiver em um stand de vendas ou em um escritório de consultoria imobiliária, é importante que o investidor:

1. Esteja acompanhado de uma testemunha

O primeiro ponto importante é ir ao local com uma ou duas testemunhas para assegurar o que será negociado, antes dos procedimentos de documentação e transação. A testemunha será fundamental na assinatura de contrato posteriormente, servirá como representante de informações incorretas, assim como poderá auxiliá-lo em alguma questão que houver esquecimento.

2. Fique atento às referências da consultoria

A consultoria imobiliária conta com uma equipe que deve ter os devidos credenciamentos para realizar as suas funções.

Durante a sua primeira visita no local, pergunte há quanto tempo a empresa existe, qual engenheiro e arquiteto – ou construtora – responsáveis pela obra, e peça o cartão do corretor – ou consultor – de móveis.

Feito isto, é possível utilizar a internet como auxiliadora nestes tipos de pesquisa, conferindo:
• O CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – da consultoria.
• O CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – do corretor.
• O CREA – do engenheiro ou empresa de seu estado que seja responsável pelo empreendimento.

Tais credenciamentos são registros obrigatórios para quaisquer empresas ou profissionais que exerçam atividades no setor de construções e vendas imobiliárias, sendo de suma importância a sua regularidade em qualquer empreendimento.

3. Observe a disponibilidade do consultor ou empresa

Após o primeiro contato, é possível solicitar à consultoria imobiliária a documentação do imóvel e da incorporadora para que o investidor possa fazer uma análise com profissionais de sua confiança, antes de assinar o contrato de compra e venda.

Provavelmente, nenhum consultor imobiliário negará isto a um cliente, pois tal ação antecede a elaboração de um contrato, logo consultorias imobiliárias responsáveis, muitas vezes preferem deixar estas questões mais claras, evitando trabalhos e desgastes para ambas as partes.

4. Pergunte sobre o memorial de incorporação

O memorial da incorporação é um conjunto de documentos que comprovam o projeto arquitetônico aprovado pela Prefeitura do local, o título de propriedade do terreno e as certidões negativas de ônus do terreno ou de dívidas com as Fazendas Nacional, Estadual e Municipal.

Neste memorial você também pode verificar os quadros de informações técnicas do empreendimento e suas respectivas unidades, constando os acabamentos e equipamentos em cada uma delas.

Esta documentação deve estar registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente, portanto é um direito do investidor saber o número deste registro para realizar a consulta, sendo possível perguntar à consultoria ou observar este número nos folders publicitários do empreendimento.

5. Faça perguntas sobre o terreno e sua infraestrutura

Além de todas as questões de documentação, também é importante perguntar detalhes do terreno e sua infraestrutura como:

  • Área total do terreno;
  • Localização do terreno e posição solar do mesmo;
  • Planejamento de construção – se haverá área privativa, elevadores, qual será a marca como será o fornecimento de gás, capacidade de reservatório de água, estacionamento – em casos de prédios comerciais e residenciais e ainda se haverá instalações especiais como ar condicionado, sistema de calefação, tal como ocorrerá as instalações de luz, TV e internet;
  • Tipos de materiais utilizados, sua qualidade e quais empresas estão envolvidas nesta parte do projeto;
  • Empresa responsável pelo condomínio e o que ela oferece – caso exista uma parceria em potencial.

6. Pergunte questões referentes ao pagamento e financiamento

Também é de responsabilidade da consultoria imobiliária responder ao investidor questões referentes ao pagamento e financiamento do empreendimento imobiliário de forma clara, mostrando os índices de reajuste, descontos à vista, parcerias bancárias para financiamento todas as suas facilidades.

Caso o consultor ou empresa responsável esteja com dificuldade em responder uma destas questões, fique atento.
Uma consultoria imobiliária confiável e de credibilidade será aquela que trouxer até você as informações antes mesmo destas serem solicitadas. Por isso, fique sempre atento à disponibilidade do consultor para sanar suas dúvidas e o compromisso do mesmo com o seu capital para investimento. Desta forma, você sempre contará com um excelente profissional para realizar suas aplicações imobiliárias.

image
CINCO AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A IMPLANTAR UM LOTEAMENTO

Quando o assunto é implantar um loteamento, lições sobre o que fazer e quais profissionais contra...

Ler mais
image
Como proteger seu investimento imobiliário com a vistoria do imóvel

A vistoria do imóvel resguarda o seu investimento imobiliário e previne muitas dores de cabeça fu...

Ler mais
image
3 dicas matadoras para vender loteamento

Para vender loteamento de forma rápida e rentável, é necessário estar atento a determinados aspe...

Ler mais
image
Conheça as alternativas de financiamento de imóveis

Analisar e tornar-se adepto de outros modelos de financiamento imobiliário é uma alternativa intel...

Ler mais