Loading...

Blog

image

3 dicas matadoras para vender loteamento

Para vender loteamento de forma rápida e rentável, é necessário estar atento a determinados aspectos desse nicho, que já é um dos mais atraentes no segmento imobiliário.

Por que vale a pena investir em loteamentos?

O investidor que conhece as regras do mercado imobiliário sabe que comprar e vender loteamento é um dos melhores investimentos no segmento. E sabe por quê?

a) Baixo custo operacional de tributação – Esse é o tipo de investimento com um dos mais baixos custos de tributação: 5,94% sobre o faturamento. Além disso, sua grande vantagem é a de basear-se no lucro presumido, e não no real. A diferença é simples. Você tributa no lucro presumido apenas o que recebeu em dinheiro, não o que fornece no lucro real. Se o seu faturamento foi de R$ 50 mil reais, por exemplo, será tributado somente naquilo que recebeu.

b) Alta rentabilidade – se o custo operacional é baixo, o lucro aqui é alto, investidor! Com uma rentabilidade anual média de 19%, essa é a aplicação mais vantajosa do mercado. Isso porque estamos falando de uma valorização mensal de 1% ao ano, que corresponde à correção do capital investido, mais a correção anual pelo índice do IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, de 7%. Quer ganhar dinheiro? Então esqueça o rendimento de um CDB, por exemplo. Uma pessoa que investe R$ 200 mil nesse tipo de aplicação só recebe uma rentabilidade de 0,85% a 0,89% por mês.

c) Oferta de opções mais facilitadas para pagamento – se compradas àquelas praticadas no mercado de imóveis em construção ou já concluídos, as opções para financiamentos tendem a ser mais atraentes. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, já anunciou a oferta de linha de crédito voltada para o segmento, cujas taxas de juros devem ficar abaixo daquelas fixadas para o setor imobiliário.

3 dicas fundamentais para você fazer um excelente negócio com seu lote:

1. Invista na infraestrutura do loteamento

A infraestrutura é um requisito fundamental para qualquer investidor que quer vender loteamento e fazer um excelente negócio. A primeira coisa a fazer é alterar a demarcação, incorporando a área do seu loteamento ao perímetro urbano. Isso fará seu bem aumentar em praticamente 4 vezes o valor original.

Outra estratégia é aumentar o coeficiente de aproveitamento do terreno, ou seja, a área que poderá ser construída naquele local. É que quanto maior for essa área, mais vantajosa será a negociação para vendedores e compradores.
Invista ainda na ampliação do limite de altura possível para a construção de um loteamento. Isso pode significar a valorização de até 80% daquele empreendimento.

2. Construa um plano de rendimentos para o comprador

O grande diferencial de um loteamento é a sua capacidade de valorização no médio e longo prazo. Em decorrências de obras e melhorias que vão sendo feitas ao longo do processo de constituição de um loteamento, o retorno financeiro gira em torno de 100% do valor aplicado.

Para tornar seu loteamento mais atraente, construa um plano de rendimentos para o seu eventual comprador e mostre pra ele como a rentabilidade desse investimento é interessante.

Hoje, com a rentabilização anual média de 19%, investir em loteamentos é a aplicação mais vantajosa do mercado imobiliário. Isso graças à soma da valorização mensal de 1% no período de 12 meses, mais a correção anual pelo índice do IGPM – Índice Geral de Preços do Mercado, de 7%.

Se demonstrados tecnicamente em um projeto de rentabilidade, a decisão para compra do seu loteamento virá do seu consumidor de forma muito mais rápida e segura. Pense nisso!

3. Mantenha a documentação em dia

Outra estratégia para assegurar a venda do seu loteamento de maneira rápida e segura é manter a documentação da área em dia. Certifique-se que os documentos garantidores da legalidade do imóvel estão “ok”. O registro do imóvel, suas certidões negativas, bem como o pagamento de impostos e taxas deverão ser apresentados no ato da venda, e esse será um ponto decisivo na hora que fechar negócio.

Lembre-se que a documentação em dia é a garantia de idoneidade daquele bem. Sem ela suas chances de vender um loteamento são mínimas!

Como a consultoria imobiliária pode auxiliar na potencialização das vendas dos loteamentos?

Estar bem assessorado tecnicamente é essencial na hora de vender loteamento. Isso porque a consultoria imobiliária será a responsável por lhe ajudar na definição da “vocação” do seu lote. E sabe o que isso quer dizer? Significa que profissionais com know-how saberão identificar como utilizar melhor a propriedade, qual o seu valor no mercado segundo o potencial de uso e, principalmente, como rentabilizar com sua venda.

Antes de fazer negócio, procure uma consultoria capaz de analisar de que forma seu loteamento será mais bem utilizado. Para a construção de prédios e atividades comerciais ou residenciais? Com melhores chances de lucro se construído ou comercializado ainda sem obras?

Na dúvida, escolha estar municiado de todas as informações garantidoras da excelência da sua venda. Se bem assessorado, eu lhe garanto: o investidor pode chegar a ter um lucro de 150% sobre o capital investido no médio e longo prazo. E isso não é nenhuma promessa de Papai Noel, não!

image
CINCO AÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A IMPLANTAR UM LOTEAMENTO

Quando o assunto é implantar um loteamento, lições sobre o que fazer e quais profissionais contra...

Ler mais
image
Como proteger seu investimento imobiliário com a vistoria do imóvel

A vistoria do imóvel resguarda o seu investimento imobiliário e previne muitas dores de cabeça fu...

Ler mais
image
INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO: DÚVIDAS QUE O SEU CORRETOR DEVE RESPONDER

Esteja atento à capacidade de informação do seu corretor ou consultor no momento de realizar um i...

Ler mais
image
Conheça as alternativas de financiamento de imóveis

Analisar e tornar-se adepto de outros modelos de financiamento imobiliário é uma alternativa intel...

Ler mais