Loading...

Blog

image

Como vender seu terreno para uma construtora/incorporadora

Você tem uma propriedade e pensou em negocia-la junto a uma incorporadora? Ideias como estas são frequentes para quem gostaria de vender um terreno ou imóvel sem uso ou adquirido por herança e acreditam oferecê-lo para uma incorporadora possa agilizar o processo de venda.

A proposta é viável em determinados casos, noutros nem tanto. Atualmente, incorporações imobiliárias recebem inúmeras propostas parecidas e elas precisam estar de acordo com a necessidade do público-alvo que pretendem agregar em seu empreendimento.

Além destas questões, as incorporadas têm abraçado também em seus projetos, empreendimentos que tenham importância econômica e social para uma cidade, um investimento que seja diferenciado e gere uma identidade – fatores discutidos no recente fenômeno chamado place branding.

Saiba mais: Place Branding aumenta a valorização do seu imóvel

Por conta disto, vender um terreno para uma incorporadora não é uma tarefa tão simples como parece. Há detalhes envolvidos que vão além de mostrar um terreno com persuasão e por qual motivo ele deveria ser comprado para investimento.

Como pensa uma incorporadora

Uma incorporadora pensa em um terreno como uma viabilidade de negócio, que pode ser dividida em 5 partes:

  • Viabilidade comercial, que observa se o terreno se encaixa com um público-alvo interessante e as possibilidades de vendas do empreendimento que será construído.
  • Viabilidade financeira, que observa os preços de mercado do terreno ou imóvel e as possibilidades de permuta (troca por um imóvel de valor similar).
  • Viabilidade técnica, que observa se a construção pretendida é permitida pela legislação do município.
  • Viabilidade ambiental, que observa se há agravantes ao meio ambiente ou possibilidades de multas neste quesito.
  • Viabilidade jurídica, que observa a documentação do proprietário e sua regularidade.

4 pontos importantes para venda de imóveis para incorporadoras

Selecionamos algumas dicas relevantes para quem deseja vender terrenos ou imóveis para incorporadoras:

1. Verifique o tipo de incorporadora

Quando falamos em imóveis para incorporadoras, falamos de um mercado com um grande leque de opções: há muitas delas que também são construtoras, há outras que aderem parcerias de construção, há aquelas que investem em construções apenas comerciais, outras residenciais, e ainda mistas.

Portanto, o ideal é pesquisar os tipos de incorporadoras da sua região, antes oferecer o terreno para venda, observando qual é o perfil destas empresas e o que buscam.

Citamos um exemplo corriqueiro: oferecer um terreno em bairro residencial para uma incorporadora que costuma investir em empreendimentos comerciais e nas regiões centrais de sua cidade pode ser inviável e uma perda de tempo para ambas as partes, logo é importante ficar atento ao tipo de incorporadora que irá vender o terreno.

2. Tenha a documentação em dia

Atente-se para a documentação da sua propriedade. Incorporadoras não aceitam propostas de terrenos com documentação irregular ou com algo pendente, obscuro pelo vendedor por um simples motivo: documentações enroladas, imóveis enrolados, e consequentemente prejuízos.

Não ter a documentação em dia pode gerar multas e processos muitas vezes exaustivos para as incorporadoras, já na primeira etapa do projeto, por conta disto não é viável procurar uma incorporadora, caso seu terreno ainda esteja em processo de regulamentação, porque será o primeiro ponto que irão analisar.

Em linhas gerais, a documentação imprescindível, tanto para o vendedor, como para a incorporadora é:

  • Certidão do terreno.
  • IPTU (de preferência sem nenhum tipo de débito).
  • Comprovante de quitação do terreno (ou documentação judicial que comprove terreno por herança e todos os herdeiros envolvidos).
  • Escritura do terreno.

3. Terreno com boa estrutura e localização

Outra etapa de suma importância para as incorporadoras na análise de venda do terreno é sua estrutura e localização, pois é a partir dele que será definida a viabilidade de realizar um empreendimento imobiliário para o público-alvo da incorporadora.

Um terreno interessante para uma incorporadora é aquele que:

  • Tenha uma área total relevante.
  • Conte com uma estrutura que suporte grandes construções (prédios comerciais ou residenciais, quitinetes, e possibilidades de construção de imóveis do tipo são interesses frequentes entre as empresas e construtoras).
  • Esteja localizado próximo à região central da cidade ou que haja facilidade de locomoção para o mesmo.
  • Esteja localizado em local seguro, embora seja um item discutível, muitas incorporadoras também analisam a questão da segurança de algumas regiões das cidades para os futuros clientes, podendo interferir na proposta de venda

4. Apresente diferenciais

Conforme falamos no início do artigo, para vender terrenos para incorporadoras é preciso ir além da ideia de que ele tem uma boa área e é bem localizado, ou seja: ir além da persuasão.

Incorporadoras recebem muitas propostas e a sua pode se tornar uma a mais, sem resposta. Na hora de oferecer o terreno é importante apresentar os seus diferenciais, como:

  • A adequação das possibilidades de realizar tantos empreendimentos residenciais ou comerciais (ainda que médios).
  • Apontar a viabilidade ambiental – haja vista que é algo muito importante para construções, na atualidade.
  • Não realizar propostas de valores inviáveis. O ideal é adequar ao preço da metragem da região com o que a empresa propõe e chegar a um acordo possível.

A viabilidade da consultoria imobiliária

Contar com uma consultoria imobiliária pode agregar e muito ao processo de venda do terreno à incorporadora, da apresentação da propriedade à negociação de valores do mesmo.

O auxílio de um consultor imobiliário para viabilizar o processo de venda se torna indispensável para que o proprietário não perca dinheiro, sobretudo quando ele não está acostumado a realizar transações que necessitam de paciência e cuidados como estas.

A consultoria imobiliária tem a capacidade de gerenciar as etapas envolvidas em um processo de avaliação de venda, protegendo seu cliente quanto à idoneidade da incorporadora e realizar melhores propostas de venda, de acordo com o potencial construtivo.

image
Hipoteca de imóveis: prós e contras

O imóvel hipotecado pode ser uma ótima forma de investimento. No entanto, para se certificar de qu...

Ler mais
image
Fatores que influenciam na valorização do imóvel comercial

Quando existe investimento e manutenção do seu imóvel comercial, é possível valoriza-lo no merc...

Ler mais
image
Como o marketing de conteúdo pode vender um imóvel?

Já parou para perceber que o marketing imobiliário anda de mãos dadas com o marketing de relacion...

Ler mais
image
3 dicas para planejar seu investimento em imóveis

Diferente do que muitas pessoas possam pensar, não há nenhum bicho de sete cabeças por trás de u...

Ler mais