Loading...

Blog

image

Fatores que influenciam na valorização do imóvel comercial

Quando existe investimento e manutenção do seu imóvel comercial, é possível valoriza-lo no mercado, criando vantagens em suas negociações e contratos mais promissores.

Você sabia que existem diversos fatores que podem manter a valorização do imóvel comercial? Por isso é necessário seguir algumas dicas e usar métodos que façam com que seu imóvel seja mais visível e interessante aos olhos do público.

Abaixo irei apresentar alguns dos fatores mais importantes. Confira!

É possível que meu imóvel comercial seja desvalorizado?

Com o aumento da concorrência e com o desgaste de próprio local, seu imóvel passa a ser desvalorizado. Isso porque o material usado na construção do seu ponto comercial pode ficar defasado devido ao surgimento de produtos mais avançados e inovadores, como pisos, tintas e mobílias.

Além disso, o estado de conservação é fator primordial para que o local não perca valor no mercado.

O tempo de desvalorização do imóvel comercial é o mesmo de um imóvel residencial?

O tempo pode variar, pois tudo depende da qualidade do material usado na construção do imóvel, assim como da idade do próprio cômodo.

Em uma casa ou apartamento é comum as pessoas se preocuparem com uma estrutura mais qualificada e o uso de bons produtos para valorizar o ambiente. Já nos pontos comerciais, essas preocupações muitas vezes se tornam secundária, o que pode causar a deterioração mais acentuada e rápida.

O que causa essa desvalorização?

Há muitos motivos para a desvalorização de um imóvel comercial. Mas os mais comuns são:

• Falta de manutenção e conservação do ambiente, causando danos que podem afetar desde sistemas elétricos até a infraestrutura do local;
• Fazer mudanças na planta que podem reduzir o espaço ou a qualidade do produto;
• Ausência de claridade e ventilação no imóvel, especialmente em lugares mais quentes;
• Queda dos preços devido a economia do país;
• Acabamento de segunda;
• Uso de materiais de péssima qualidade.

Como posso saber se meu imóvel está desvalorizado?

Comece olhando este texto que fizemos sobre curva de valorização de imóveis, clicando aqui: O seu ativo imobiliário está realmente valorizando?

Sempre que há falta de manutenção e preservação, já é um sinal de desvalorização. Além disso, é importante verificar se o bairro onde se encontra o seu imóvel está em constante desenvolvimento, permitindo um aumento de valor na região.

Se você observar que a localidade não está em crescimento, então talvez seja hora de procurar por outros pontos de investimentos.

O que posso fazer para dar mais valorização do imóvel comercial?

Você deve acompanhar o crescimento do bairro. O local onde o seu terreno está é um forte fator que pode criar uma valorização do imóvel comercial, pois ele acarreta enriquecimento ao terreno.

Por isso, é comum que pontos comerciais sejam mais caros em lugares centrais e de fácil acesso. Quanto mais afastado for o endereço, mais barato será o cômodo.

Além disso, para que sua propriedade não seja desvalorizada, você deve fazer reformas, avaliar tempo de construção e melhorar todo aspecto para que ela possa se tornar mais atraente e competitiva.

As características da propriedade são fundamentais. Assim, quanto maior for o imóvel, mais valorizado ele será. Mas tamanho não é tudo, é importante que ele esteja em ótima conservação, com a tintura em dia e a mobília de primeira linha, além do uso de ferramentas inovadoras no acabamento.

Outros pontos que pode determinar se o seu imóvel vale a pena são a segurança da região e os fatores microeconômicos. Nenhuma construção pode ser considerada um bom negócio se não estiver em uma localidade segura. E a economia que influência empreendimento imobiliário deve estar aquecida, pois a queda causa uma desvalorização que pode alcançar um nível financeiro prejudicial.

O que fazer com um imóvel desvalorizado?

Você deverá avaliar quais são as razões que desencadearam a desvalorização da sua propriedade imobiliária, analisando as possibilidades de contornar a situação.

Por exemplo: em casos de degradação da estrutura ou do material utilizado, é sempre importante inovar e fazer consertos e reformas adequadas, optando sempre por produtos que tragam um diferencial.

Quando os fatores são voltados para questões governamentais, é o momento de aguardar até que ocorra uma estimulação econômica e um possível crescimento no setor imobiliário.

Mas para garantir que você está tomando os caminhos mais acertados, é preciso contar com os serviços de uma consultoria para garantir as tomadas de decisões mais eficientes.

Essa assessoria vai ajudar você a observar as causas da desvalorização, avaliando cada ação que deve ser tomada, sempre pensando nas exigências do mercado e nas suas necessidades. Depois disso, ela vai direcionar as técnicas mais eficientes para que seu imóvel possa se tornar mais valorizado e você um forte concorrente.

Cuidar da valorização do imóvel comercial é um trabalho que você sempre deve ter a fim de preservar e resguardar o seu investimento, mas é necessário contar com o apoio de quem está sempre pensando na potencialização dos seus ativos.

image
Hipoteca de imóveis: prós e contras

O imóvel hipotecado pode ser uma ótima forma de investimento. No entanto, para se certificar de qu...

Ler mais
image
Como vender seu terreno para uma construtora/incorporadora

Você tem uma propriedade e pensou em negocia-la junto a uma incorporadora? Ideias como estas são f...

Ler mais
image
Como o marketing de conteúdo pode vender um imóvel?

Já parou para perceber que o marketing imobiliário anda de mãos dadas com o marketing de relacion...

Ler mais
image
3 dicas para planejar seu investimento em imóveis

Diferente do que muitas pessoas possam pensar, não há nenhum bicho de sete cabeças por trás de u...

Ler mais