Loading...

Blog

image

Como o marketing de conteúdo pode vender um imóvel?

Já parou para perceber que o marketing imobiliário anda de mãos dadas com o marketing de relacionamento? Se colocarmos na ponta do lápis a forte concorrência entre as imobiliárias e o alto investimento que o cliente fará, o fio condutor para atrair um potencial comprador está na relação que se cria com ele.

E para isso, nada melhor do que aproveitar as maravilhas do mundo digital para se aproximar ainda mais do seu lead. Uma das formas mais eficazes para estreitar essa ligação é o marketing de conteúdo.

Mas, como é que isso funciona e como pode me ajudar?

Por meio de um conceito chamado Funil de Vendas, o marketing de conteúdo se torna uma estratégia certeira para aquisição e retenção de clientes. No segmento imobiliário não poderia ser diferente. Para entender, acompanhe as etapas do processo:

Atração ou Topo do Funil:

É quando um visitante chega até o seu site ou blog atrás de informações. Podemos considerar aqui o primeiro contato que ele tem com seu produto. Por isso é necessário que o mesmo encontre um conteúdo relevante, atrativo e que o incentive a seguir com o interesse.

Aproveite esse estágio para guiá-lo para o tipo de imóvel da sua incorporadora.

Nutrição ou Meio do Funil:

O interesse já aconteceu e agora o visitante passa a consumir cada vez mais o conteúdo que você produz. Essa é a fase da produção dos chamados materiais ricos: produzir e-books, checklists e demais ofertas convenientes a ele são essenciais.

Isso porque é nesta etapa que a visita passa a se tornar um lead, afinal, ele precisa fornecer informações pessoais para ter acesso ao conteúdo. Aproveite!

Fechamento ou Fundo do Funil:

A pessoa já definiu sua escolha e segue no seu canal porque compreende que pode ter ali a melhor proposta. É a hora de fechar este contrato e o material que você produz nesta etapa é peça essencial para ajudar a efetuar a compra.

Conteúdos como depoimentos de outros clientes, transmissões especiais e/ou segmentadas e envio de convites para eventos relacionados decoração ou reforma, por exemplo, farão a diferença.

Conteúdo não é só texto

Talvez a maior dificuldade no marketing de conteúdo seja a produção do material. E isso não é exclusivo para os corretores. Afinal, como contar boas histórias e se aproximar do seu cliente?

O primeiro ponto é: não é só de texto que se vive. Conteúdo pode ser foto, vídeo, infográficos, podcasts e muitas outras possibilidades. Vale também publicar materiais que você viu e que considere relevante para o seu público (sempre creditando a fonte!).

A curadoria, neste caso, anda de mãos dadas com a produção de informação e se faz necessário dedicar um tempo atencioso nela.

Outro ponto importante é compreender que existem diversos canais digitais que você pode usar ao montar sua estratégia digital. Em vez de pensar em apenas um, vale a pena conhecer os meios disponíveis a fim de preparar o que for mais conveniente para o seu cliente.

Algumas opções são:

● Blog corporativo;
● Redes sociais (somente as mais relevantes para o seu público);
● Email marketing;
● Plataforma de vídeos.

 

Entretanto, é preciso antes de tudo, entender o que as pessoas estão procurando. Por exemplo, ao alugar ou comprar um imóvel, seu lead não está atrás somente da área total que irá adquirir ou a quantidade de quartos que você está ofertando.

Sua compra está associada a vários fatores, a região onde irá morar é uma deles. E, neste caso, por exemplo, entregar a ele um guia diferenciado de como funciona esse possível bairro (se é comercial ou somente residencial, se é próximos de farmácias, mercados, padarias e etc) tem tudo para atrair a atenção do mesmo para a sua imobiliária.

O mesmo se sentirá acolhido por receber uma dedicação diferenciada.

É bem comum que os corretores enxerguem uma perda de tempo o investimento nesta estratégia digital.

Nestes casos, faltam a percepção de que um bom trabalho de conteúdo e divulgação bem elaborada contam como pontos a favor na corrida em busca de vendas. Vale lembrar também que todo cliente está na internet (seja em casa ou no trabalho), atrás das informações que deseja.

O consumidor está mais preparado do que você pode imaginar e é por conta disso que você precisa estar sempre a frente!

Vale ressaltar que essa postura não elimina os outros formatos de venda como ligações e/ou salões imobiliários.

Não estamos falando isso! O marketing de conteúdo funciona como mais uma possibilidade, traz uma nova chance, menos invasiva inclusive, de atrair clientes por uma via mais espontânea.

Seja referência!

É importante que seu negócio vire fonte de informação.Quanto mais a sua imobiliária produzir conteúdos de qualidade e de forma constante, maior será a visibilidade que terá entre os possíveis clientes. A partir do momento que os visitantes passarem a acompanhar e compartilhar o que você produz, você se tornará referência. Isso só lhe trará mais credibilidade. Assim, sua empresa se torna uma autoridade no mercado.

Quer publicidade melhor?

Ganhe pontos extras segmentando seu conteúdo

Para finalizar, é de extrema importância a compreensão de que o marketing de conteúdo só dá certo quando é pensado para pessoas. Por isso, antes de sair por aí escrevendo, faça um planejamento e conheça o seu potencial cliente.

A melhor estratégia aqui é criar um persona, inspirado na representação do seu público, e criar materiais pensando nele. Desta forma, seu conteúdo estará mais engajado, assertivo e segmentado.

Não adianta pensar que todo material serve para todo tipo de cliente e nem que todo canal serve para alcançar os todos os leads existentes.

Não tente fazer como a maioria, que costuma desconsiderar as necessidades do público em favor de interesses próprios. Quando necessário ou tendo dificuldades, não hesite em investir em uma consultoria especializada em marketing imobiliário para lhe orientar nesta produção de conteúdo. Com base no seu repertório será possível pensar em estratégias mais alinhadas com a sua empresa, os tipos de imóveis que oferta e o seu perfil de cliente.

Em resumo, o marketing de conteúdo aliado a sua publicidade torna-se um diferencial para o seu negócio. Desta forma, você já inicia a venda criando um relacionamento positivo com o consumidor. Confessa, isso é ou não é uma maravilha?

image
Hipoteca de imóveis: prós e contras

O imóvel hipotecado pode ser uma ótima forma de investimento. No entanto, para se certificar de qu...

Ler mais
image
Como vender seu terreno para uma construtora/incorporadora

Você tem uma propriedade e pensou em negocia-la junto a uma incorporadora? Ideias como estas são f...

Ler mais
image
Fatores que influenciam na valorização do imóvel comercial

Quando existe investimento e manutenção do seu imóvel comercial, é possível valoriza-lo no merc...

Ler mais
image
3 dicas para planejar seu investimento em imóveis

Diferente do que muitas pessoas possam pensar, não há nenhum bicho de sete cabeças por trás de u...

Ler mais