Loading...

Blog

image

3 dicas para planejar seu investimento em imóveis

Diferente do que muitas pessoas possam pensar, não há nenhum bicho de sete cabeças por trás de um bom investimento imobiliário. Esteja você investindo em imóveis residenciais, comerciais ou ainda em terrenos e lotes, a regra é a mesma.

Para se obter sucesso, é necessário fazer algo muito importante e imprescindível em qualquer tipo de negócio: planejar o seu investimento em imóveis. Tendo disciplina, foco e cautela nas ações, é possível ter um bom retorno financeiro e firmar ótimos negócios imobiliários.

Quer saber de uma vez por todas como fazer isso?

Então acompanhe o nosso artigo e confira agora como se planejar financeiramente com 3 fatores fundamentais no planejamento de um investimento imobiliário.

Por que é necessário planejar o investimento?

Com a grande oferta de imóveis e variedades de pagamento, é preciso ter muito cuidado para não fechar um negócio e mais à frente ter conhecimento de outra oferta que seria melhor para você.

É por isso que, quando falamos em planejar o investimento, falamos sim da economia que precisa ser feita nos gastos do ponto de vista financeiro, mas também falamos sobre a importância de se compreender o tipo de imóvel que será adquirido, seu nível de valorização e os financiamentos disponíveis, por exemplo.

Em outras palavras, tudo deve ser muito bem pensado antes de você finalmente concluir a negociação. Planejar o investimento é muito importante para se evitar arrependimentos.

Porque, afinal de contas, uma aquisição feita de forma errada pode impactar negativamente a sua vida durante muito tempo, trazendo sérios prejuízos financeiros para você.

3 dicas para planejar o seu investimento em imóveis

Agora que você já descobriu a importância de planejar o seu investimento em imóveis, vamos a 3 dicas importantíssimas para que não haja erros no seu planejamento.

1ª dica: Só compre o imóvel depois de descobrir a sua real necessidade

Antes mesmo de começar a procurar imóveis à venda, faça a si mesmo essa pergunta e seja franco na resposta: por que você quer comprar um imóvel?

O motivo deve ser bem especificado para evitar que você adquira um tipo de imóvel que não seja o ideal para você. Tudo vai depender do tipo de investimento que pretende realizar e qual o retorno que pretende obter com a aquisição.

Portanto, só reconhecendo as suas reais necessidades que você conseguirá encontrar o imóvel ideal para o que você busca.

2ª dica: Procure a forma de pagamento mais adequada à sua condição de investimento

Tome cuidado para não comprometer a sua renda mensal mais do que pode, assim como contrair empréstimos que você não terá condições de pagar. Para evitar dores de cabeça futuras, o ideal é analisar as formas de pagamento disponíveis e verificar qual é a melhor para você.

Para escolher a forma de pagamento mais adequada, é muito importante apostar nas simulações. Se, por exemplo, você tiver todo o dinheiro para pagar à vista, analise qual seria o impacto no seu orçamento e se essa é, realmente, a melhor opção para o tipo de investimento em imóveis que você busca.

Se, por outro lado, você queira pagar o imóvel com a ajuda de um financiamento, faça simulações de preço em bancos diferentes. Se o imóvel ainda estiver na planta, vale a pena pedir um financiamento junto à própria construtora mesmo, já que isso fará com que o investimento torne-se menos caro e burocrático.

3ª dica: Analise o tipo de imóvel que você irá comprar

No mercado imobiliário, é importante ter em mente que há peculiaridades ligadas a cada tipo de imóvel e as mesmas devem ser analisadas antes da compra.

Se você estiver em busca de um investimento em imóveis comerciais, saiba que são ótimos para alugar e capazes de garantir uma boa renda por um longo período de tempo. Para você ter uma ideia, existem contratos de locação de salas comerciais de até vinte anos, o que não ocorre com muita frequência no caso de imóveis residenciais.

No entanto, também é necessário ter cautela em se investir em salas comerciais, uma vez que pode existir um maior risco no aluguel pelo fato delas poderem ser destinadas a empresas em início de atividade, o que traz uma instabilidade ao contrato.

Há, ainda, diferenças no preço do aluguel em relação a esses dois tipos de imóveis. Estimativas apontam que o aluguel residencial custa 0,6% do valor do imóvel, enquanto que o aluguel comercial pode chegar a custar 0,8% do valor do bem.

Quanto aos imóveis residenciais, há algumas opções que podem trazer um maior potencial de retorno, como é o caso de apartamentos de apenas um dormitório, forte tendência em cidades turísticas ou que são referência na educação e costumam receber muitos estudantes.

Comprar um terreno também pode ser uma boa opção de investimento, já que aumenta a possibilidade e segurança de retorno pois, independentemente do lote ser residencial ou comercial, sempre haverá um projeto viável que poderá ser implementado no local.

Sendo assim, acaba por não existir uma resposta única ou uma melhor opção para todos os casos. O importante, acima de tudo, é avaliar as opções existentes e escolher o imóvel certo para o seu bolso e para a linha de investimento que você pretende seguir.

Como a consultoria imobiliária pode orientar você neste sentido?

Com o apoio de profissionais experientes e conhecedores do mercado imobiliário, será mais fácil escolher o melhor investimento em imóveis para você. Após a escolha, os consultores imobiliários também podem te auxiliar em todos os trâmites do processo e dar orientações de quais caminhos seguir para que os imóveis tragam um bom retorno financeiro para você.

Não se esqueça que, mesmo pensando em todos os detalhes e tomando todos os cuidados necessários, ainda assim é comum encontrar imprevistos. Contar com o apoio de uma consultoria imobiliária pode te ajudar a solucioná-los mais rapidamente e a minimizar eventuais contratempos que venham a surgir.

image
Hipoteca de imóveis: prós e contras

O imóvel hipotecado pode ser uma ótima forma de investimento. No entanto, para se certificar de qu...

Ler mais
image
Como vender seu terreno para uma construtora/incorporadora

Você tem uma propriedade e pensou em negocia-la junto a uma incorporadora? Ideias como estas são f...

Ler mais
image
Fatores que influenciam na valorização do imóvel comercial

Quando existe investimento e manutenção do seu imóvel comercial, é possível valoriza-lo no merc...

Ler mais
image
Como o marketing de conteúdo pode vender um imóvel?

Já parou para perceber que o marketing imobiliário anda de mãos dadas com o marketing de relacion...

Ler mais